Loading

Especial: 10 anos com o Papa Francisco Imagens e memórias do pontificado do Papa Francisco

Uma primeira "partilha" é uma combinação de coincidências que me liga ao actual "ocupante da cadeira de Pedro":

- o meu primeiro nome é "Jorge"

- o primeiro nome do meu pai é "Mário" (Mário Esteves, 23/12/1929 - 27/01/2014)

- a minha mãe ("Olga" de seu nome próprio) nasceu num dia Dezassete (mais concretamente, 17/06/1940)

- o meu pai nasceu em Dezembro

Frequentemente pergunto a jovens (e não só ...) se sabem como se chama o actual papa, e perante "inúmeros casos de desconhecimento" lhes "recordo" acerca do

- "simpático e afável" jesuíta argentino "Jorge Mario Bergoglio", nascido na capital argentina no dia 17 de Dezembro de 1936, filho de emigrantes piemonteses e cujo pai Mário (como o meu) trabalhava como contabilista (actividade que também exerço, na sequência na minha formação em Organização e Gestão de Empresas, pelo ISCTE) no caminho de ferro, complemento a referência à sua mãe Regina ("curiosamente" Rainha, como "deve ser a nossa mãe" para cada um de nós) que se ocupava da casa e da educação dos cinco filhos (nesse "tema" eu sou bastante distinto pois sou filho único, algo com que sempre me "conformei").

Entretanto, "sensivelmente a meio" do pontificado de Francisco "encontrei novos motivos" para dar graças ao Dom da Vida:

- nos primeiros dias de Maio de 2017 recebi o diagnóstico de "adenocarcinoma no esófago" saindo de internamento de emergência no dia 9 (após ter recebido 4 doses de sangue para "início de re-estabelecimento");

- final dessa semana, mais precisamente no sábado, dia 13 (o que também irá coincidir no presente ano), o Papa Francisco esteve em Fátima, e nessa noite, longe, em Kiev, capital da Ucrânia, Salvador Sobral "utilizava/difundia" calmamente o idioma Português para divulgar a mensagem de "Amar pelos Dois", conseguindo proporcionar uma "inesquecível" alegria, que superava o entusiasmo que Todos os Benfiquistas já estavam a sentir pela conquista de (mais um) título de Campeão de Futebol Sénior Onze.

No entanto, após recepção de Ferro, Quimioterapia, Radioterapia, Cirurgias e "actos clínicos complementares", o importante é Acordar e Dar Graças a Estar Vivo, assim como aqueles que Estimo e me estimam.

Bem Hajam . . . Santa Quaresma a toda a vossa equipa.

Jorge Humberto Frazão Esteves

Sou membro de uma Congregação Religiosa em Portugal (Irmãs Adoradoras)

Ao longo destes 10 anos não tive a sorte de estar fisicamente presente ao lado do Papa Francisco; se fosse escolher alguns dos seus textos que mais me tocaram, precisava de um cem número de páginas.

Quero apenas dar o meu testemunho agradecido pela vida, testemunho, palavras e gestos humanos deste Grande Homem, eu diria, Grande Santo.

Só o posso comparar a Jesus de Nazaré; na imagem dele é a Jesus que eu contemplo e vejo.

Francisco veio desde a primeira hora trazer a Esperança não só à Igreja mas a toda a Humanidade, veio lembrar-nos o mandamento do Amor, essência do cristianismo, não só com as suas palavras mas com os seus gestos, suas atitudes, sua vida.

Obrigada Papa Francisco por esse teu testemunho de vida incomparável.

Irmã Maria de Fátima Costa

JMJ Cracóvia 2016

Estive na JMJ Cracóvia, como membro do Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro.

O momento alto desta jornada, na cerimónia de acolhimento, foi-me dada pelo DPJA a oportunidade de representar a diocese de Aveiro. Sim, pude estar no altar a cerca de 25 metros do Papa Francisco. Senti que levei muitos comigo… “Lançai-nos na aventura de construir pontes e derrubar muros” este foi o desafio que Francisco nos colocou no primeiro encontro.

“O tempo que hoje estamos a viver não precisa de jovens-sofá, mas de jovens com sapatos, ainda melhor, com as botas calçadas” foi esta a grande mensagem de Francisco transmitida e que ainda hoje entendo como lema para cada dificuldade na vida. Ficar no sofá não é a solução.

Rita Neves, Diocese de Aveiro

Audiência no dia 22.09.2017

Encontro de Diretores da Pastoral das Migrações da CCEE

21 a 23 de setembro de 2017, Eugénia Costa Quaresma

Viagem do Papa a Fátima, 12.05.2017

Um amor que se estende

Das muitas palavras que poderiam definir o pontificado, Amor é a mais importante, sem dúvida. Porque nada do que o Papa faz ou diz se pode entender sem ter como pano de fundo a sua fé no Amor infinito de Deus e a sua convicção de que este Amor pode transformar a humanidade. E isso vê-se em cada momento, mesmo num aperto de mão.

Octávio Carmo

Audiência geral, 6 de novembro de 2019

A AIC teve um encontro com o Papa Francisco por ocasião do 25º aniversário e ofertou-lhe no Vaticano um troféu alusivo à efeméride (Paulo Ribeiro)

Audiência geral, 6 de novembro de 2019

70x7, um programa há 40 anos na RTP a afirmar o perdão "não 7 vezes mas 70x7". Ter a possibilidade de entregar uma peça evocativa das quatro décadas de emissões ao Papa Francisco foi a oportunidade para assumir novamente o propósito de mostrar uma Igreja aberta a todos, em cada programa.

(Paulo Rocha)

Audiência geral, 6 de novembro de 2019

Abraço

O dia em que o abraço passou a ter outro valor e outro afeto

(Paulo Rocha)

Created By
Manuel Costa
Appreciate

Anchor link copied.