Camilo Campelo - Danielle Oliveira - Erik Medeiros - Felipe Estevam

SIGNIFICADO DO FEMINISMO: "Sistema dos que preconizam a ampliação legal dos direitos civis e políticos da mulher ou a igualdade dos direitos dela aos do homem." - Dicionário Aurélio Online.

No século XVIII, na França, havia uma primeira onda feminista surgindo com a presença da Olympe de Gouges, que escreveu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, em 1791, em contraponto à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento de 1789.

Em meados do século XIX, como uma consequência dos ideias propostos pela Revolução Francesa que pregava a "Igualdade, Liberdade e Fraternidade" o movimento ganhou mais força, as Sufragistas são um exemplo da força e dimensão que começou a ganhar.

Na América, temos no século XVII, a emblemática figura da intelectual Sor Juana Inés de la Cruz, que foi a primeira defensora dos direitos da mulher na América Latina. Não se marca, normalmente, o início do feminismo nesta data, mas é importante dizer que também havia “embriões” do pensamento que hoje é entendido como feminista no século XVII, levando em conta a histórica luta de Sor Juana e sua extraordinária produção literária, ícone da literatura da América Latina.

Atualmente o Feminismo é definido como um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens.

Os movimentos feministas não se esgotam na equalização das condições de trabalho, trata-se também de modificar a concepção, intrínseca na sociedade moderna de que a mulher é mais frágil. Em meio à uma cultura sexista e patriarcal, onde o questionamento de status quo é quase inexistente, mulheres sofrem diariamente com abusos de todas as formas.

A MOTIVAÇÃO

Partindo da máxima de Gloria Jean Watkins que diz em seu livro Feminism is for Evebody, "Feministas não nascem, elas se constroem", o grupo procura alcançar, de forma profunda e significativa, uma sociedade mais justa e humana.

CAUSAS DO PROBLEMA

Na sociedade moderna, não são apenas mulheres que compartilham de pensamentos feministas, assim como existem muitas que também apoiam o comportamento machista.

Independente do comportamento social, é certo de que o feminismo é um processo ideológico forte porem paulatino, visto que em pleno século XXI, presenciamos números tão alarmantes de agressões físicas e psicológicas, à mulheres de todas as idades.

ENTENDA OS TERMOS

Campanha do metrô de São Paulo contra o abuso nos vagões.

PESQUISA

O Objetivo de nossa pesquisa foi buscar entender a razão da existência de tantas diferenças sobre a origem e os objetivos do movimento, o porque de tanta divergência de opiniões sobre o tema. Para isso, entrevistamos seis pessoas, todas elas engajadas em temas sociais diversos, e entre eles o feminismo. Em nossa entrevista, perguntamos sobre a opinião dos mesmos sobre o que é o movimento, como as diferentes gerações de suas famílias lidam com isso e como poderíamos alcançar esse consenso sobre o movimento.

Mesmo entre pessoas engajadas na causa existe a divergência em algumas questões do movimento, temos um grande caminho para percorrer até alcançarmos o pleno gozo de direitos iguais entre homens e mulheres.

PESQUISANDO SOBRE O TEMA

Movimento das Nações Unidas que busca solidariedade feminina e igualidade de gênero

"BELA, RECATADA E DO LAR."

"A intenção é enaltecer Marcela Temer como a mulher que todas deveriam ser, à sombra, nunca à frente." Por Djalmila Ribeiro - publicado em 20/04/16.

A matéria publicada na Revista Veja, em pouco tempo, causou furor na internet. Gerou revolta das feministas e as redes sociais foram tomadas por fotos de mulheres #belarecatadaedolar

O FEMINISMO NO MARKETING

O que, pra você, significa fazer coisas "como uma menina?"

O empoderamento começa cedo.

Shazam + ação com denúncias contra a violência com a mulher.

Karol Conka e a força das mulheres numa animação de arrepiar

O que é ou não é pra você, mulher?

Por que homem não paga mais caro?

Campanha "Cale o Assedio" do Instituto Maria da Penha cria campanha virtual

FEMINISMO NA MÚSICA

O FEMINISMO NA REDE

Atualize-se sempre. Fique por dentro do que é falado e discutido em algumas redes feministas!

LUTA COMPARTILHADA

INFOGRÁFICO

Números mostram a participação da mulher quando o assunto foi Feminismo em 2015 na internet.

CONSIDERAÇÕES E IDEIAS

Afim de provocar uma reflexão sadia sobre o tema, nossa equipe procura difundir o respeito e a igualdade, considerando que tais qualidades são fundamentais para o fim do sexismo e para a ascensão de direitos igualitários.

Nossa ideia é, retratarmos a diversidade de ideologias e crenças a cerca do Feminismo, de forma a alcançar uma compreensão mais profunda sobre o respeito ao próximo.

Através da entrevista de mulheres que possuem crenças e comportamentos completamente opostos, pretende-se criar um documentário reafirmando a diversidade de ideias e a necessidade do respeito mutuo.

Como medida de divulgação para o documentário, as mídias digitais são fundamentais.

Tal projeto será feito por financiamento coletivo, mais precisamente na plataforma Catar.se.

Exposição de fotografias das entrevistadas como abertura do projeto no Catar.se

Criação de Hashtag para viralização de conteúdo.

Projeto de intervenção.

Created By
Projeto Ser
Appreciate

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.