Propósito
Vários são os motivos que nos levam a um descontrole financeiro.
Podem ser fatores de cunho pessoal ou familiar, bem como fatores externos, ou seja, aqueles que não dependem de você, tais como alta da inflação, aumento de juros, imprevistos etc.
O endividamento provoca uma série de outros problemas, além do financeiro. Ele pode prejudicar nossa saúde física e mental, nossos relacionamentos e nossa produtividade.
É preciso tomar coragem para enfrentar a situação de frente. Fugir ou evitar o assunto não resolverá o problema.
O presente curso pretende fornecer conceitos, dicas e prática para que possa analisar sua atual situação financeira e buscar estratégias para sair desse incômodo e obter o controle de suas finanças, sejam pessoais ou familiares.
Não é um curso para investimentos ou formação de poupança ou renda extra. É um curso para aqueles que almejam controle de suas finanças.
Com ajuda técnica (conhecimento), força de vontade e ciência de que terá que fazer um grande sacrifício por algum tempo até sair dessa situação desconfortável, você consegue chegar ao ponto em que poderá respirar mais aliviado e poder erguer a cabeça para enfrentar de forma mais corajosa o dia a dia.
Porém, é preciso dar o primeiro passo!
Conteúdo programático - módulos e principais tópicos
- Introdução: contexto da atual conjuntura econômico-financeira do país e o porquê da importância dessa temática.
- Razões do descontrole: por que chegamos a esse ponto? Ou entender o que pode ocorrer para evitarmos chegar ao ponto de um elevado endividamento.
- Fator emocional: qual o papel, importância e relação da emoção com o endividamento?
- Educação financeira: conceito e no que ela pode nos auxiliar.
- Planejamento financeiro: conceito e a relevância do processo de planejamento.
- Controle financeiro: mão na massa para ajustarmos e executarmos nosso plano de ação para sairmos ou evitarmos essa situação preocupante.
- Simulador: utilização e prática por meio de um simulador para análise da atual situação e formulação de estratégias para saída ou evitar a situação de endividamento.
- Encerramento: dicas finais de educação, planejamento e controle financeiro.