II ENCONTRO TCE +SEGURO

SEXTA, 23 DE AGOSTO DE 2024

No dia 23 de agosto de 2024, será realizado o “II ENCONTRO TCE +SEGURO”, no auditório Fábio Correia, localizado no 1º andar do Edf. Nilo Coelho.

Durante a programação, destinada exclusivamente ao público interno, serão abordadas questões relacionadas com relevantes ameaças à Segurança da Informação, assim como estratégias que estão sendo adotadas, por algumas instituições, para enfrentá-las.

PALAVRA DO PRESIDENTE

Caros servidores e servidoras, chegamos à segunda edição do TCE+Seguro ainda mais atentos, maduros e conscientes da nossa responsabilidade como guardiões de uma vasta quantidade de informações sensíveis sobre a nossa instituição e a gestão pública.

Vivemos tempos desafiadores, de grandes inovações tecnológicas, que nos impõem a obrigação da atualização constante na forma como protegemos a integridade dos nossos dados.

Não se trata apenas de uma questão de segurança, mas também de confiança pública. Ao demonstrar um compromisso com o assunto, o TCE-PE fortalece sua credibilidade e a confiança da sociedade em suas atividades.

Por isso, é preciso reafirmar: cada servidor deve ser um agente de segurança da informação. Um Tribunal de Contas seguro e confiável é fundamental para garantir a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, contribuindo para uma sociedade mais justa.

Valdecir Pascoal

Presidente do TCE-PE

PROGRAMAÇÃO

8h30 - Credenciamento

9h00 - Abertura com Conselheiro Valdecir Pascoal - Presidente do TCE-PE

9h30 - TCE +Seguro com com Alice Paredes (GSIP/DGG) e Ana Carolina Morais (DTI)

10h15 - Lanche

10h30 - Resiliência institucional com Prof. Luciano Vieira da USP

11h30 - Combate às fraudes digitais com Delegado Felipe Ferreira - Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB) do Ministério da Justiça e Segurança Pública

12h30 - Encerramento com Edgard Távora

Inscrições

TRANSMISSÃO AO VIVO

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Alice Paredes

Gerente da Segurança da Informação e Privacidade de Dados

Servidora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco com experiência nas áreas de Segurança da Informação, Planejamento Estratégico, Recursos Humanos e Controle Externo.

Graduação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Analista de Controle Externo - Área de Auditoria de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), desde 1996.

Chefe da Gerência de Segurança da Informação e Privacidade de Dados (GSIP).

Integrante da Equipe Estratégica de Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação do TCE-PE.

Ana Carolina Morais

Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação

Graduação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mestrado pela UFPE, com atuação na área de Sistemas Distribu��dos.

Auditora de Controle Externo - Área de Auditoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), desde 2005.

Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do TCE-PE, desde 2018.

Secretária de Planejamento do Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação do Instituto Rui Barbosa – IRB.

Secretária Executiva da Rede de Secretários de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Braisl – Atricon.

Integrante da Equipe Estratégica de Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação do TCE-PE.

LUCIANO VIEIRA DE ARAÚJO

professor do curso de Sistemas de Informação da USP

Livre-docente na área de dados da EACH-USP, professor do curso de Sistemas de Informação da USP, palestrante e autor de artigos e livros nas áreas de Inteligência Artificial Generativa e Resiliência e Segurança de Dados.

Atua com pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras com o uso de Inteligência Artificial Generativa com o foco na criação de soluções capazes de lidar com processamento de grande volume de dados e documentos de forma ativa, o que tem chamado de IA Generativa Ativa. Tem usado essa metodologia para desenvolvimento de soluções para Tribunais de Contas e Tribunais de Justiça. Na área de Resiliência e Segurança também é um dos idealizadores e coordenadores da CKN - Cybersecurity Knowledge Network.

FELIPE RIBEIRO FERREIRA

DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL

Lotado no Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública

FORMAÇÃO:

Direito – Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Pós-Graduado em Direito e Processo Penal (FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PALMAS).

Pós-Graduado em Direitos Humanos e Ressocialização (FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA).

Pós-Graduado em Políticas e Gestão em Segurança Pública (FACULDADE EDUCAMAIS).

Pós-Graduando em Ethical Hacking e Cybersecurity (FACULDADE VINCIT) – em andamento.

Acesse o site da Segurança de Informação na intranet e fique por dentro de tudo que está acontecendo.