II ENCONTRO TCE +SEGURO
SEXTA, 23 DE AGOSTO DE 2024
No dia 23 de agosto de 2024, será realizado o “II ENCONTRO TCE +SEGURO”, no auditório Fábio Correia, localizado no 1º andar do Edf. Nilo Coelho.
Durante a programação, destinada exclusivamente ao público interno, serão abordadas questões relacionadas com relevantes ameaças à Segurança da Informação, assim como estratégias que estão sendo adotadas, por algumas instituições, para enfrentá-las.
PALAVRA DO PRESIDENTE
Caros servidores e servidoras, chegamos à segunda edição do TCE+Seguro ainda mais atentos, maduros e conscientes da nossa responsabilidade como guardiões de uma vasta quantidade de informações sensíveis sobre a nossa instituição e a gestão pública.
Vivemos tempos desafiadores, de grandes inovações tecnológicas, que nos impõem a obrigação da atualização constante na forma como protegemos a integridade dos nossos dados.
Não se trata apenas de uma questão de segurança, mas também de confiança pública. Ao demonstrar um compromisso com o assunto, o TCE-PE fortalece sua credibilidade e a confiança da sociedade em suas atividades.
Por isso, é preciso reafirmar: cada servidor deve ser um agente de segurança da informação. Um Tribunal de Contas seguro e confiável é fundamental para garantir a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, contribuindo para uma sociedade mais justa.
Valdecir Pascoal
Presidente do TCE-PE
PROGRAMAÇÃO
8h30 - Credenciamento
9h00 - Abertura com Conselheiro Valdecir Pascoal - Presidente do TCE-PE
9h30 - TCE +Seguro com com Alice Paredes (GSIP/DGG) e Ana Carolina Morais (DTI)
10h15 - Lanche
10h30 - Resiliência institucional com Prof. Luciano Vieira da USP
11h30 - Combate às fraudes digitais com Delegado Felipe Ferreira - Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB) do Ministério da Justiça e Segurança Pública
12h30 - Encerramento com Edgard Távora
Inscrições
TRANSMISSÃO AO VIVO
CONHEÇA OS PALESTRANTES
Alice Paredes
Gerente da Segurança da Informação e Privacidade de Dados
Servidora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco com experiência nas áreas de Segurança da Informação, Planejamento Estratégico, Recursos Humanos e Controle Externo.
Graduação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Analista de Controle Externo - Área de Auditoria de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), desde 1996.
Chefe da Gerência de Segurança da Informação e Privacidade de Dados (GSIP).
Integrante da Equipe Estratégica de Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação do TCE-PE.
Ana Carolina Morais
Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação
Graduação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Mestrado pela UFPE, com atuação na área de Sistemas Distribuídos.
Auditora de Controle Externo - Área de Auditoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), desde 2005.
Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do TCE-PE, desde 2018.
Secretária de Planejamento do Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação do Instituto Rui Barbosa – IRB.
Secretária Executiva da Rede de Secretários de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Braisl – Atricon.
Integrante da Equipe Estratégica de Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação do TCE-PE.
LUCIANO VIEIRA DE ARAÚJO
professor do curso de Sistemas de Informação da USP
Livre-docente na área de dados da EACH-USP, professor do curso de Sistemas de Informação da USP, palestrante e autor de artigos e livros nas áreas de Inteligência Artificial Generativa e Resiliência e Segurança de Dados.
Atua com pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras com o uso de Inteligência Artificial Generativa com o foco na criação de soluções capazes de lidar com processamento de grande volume de dados e documentos de forma ativa, o que tem chamado de IA Generativa Ativa. Tem usado essa metodologia para desenvolvimento de soluções para Tribunais de Contas e Tribunais de Justiça. Na área de Resiliência e Segurança também é um dos idealizadores e coordenadores da CKN - Cybersecurity Knowledge Network.
FELIPE RIBEIRO FERREIRA
DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL
Lotado no Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública
FORMAÇÃO:
Direito – Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Pós-Graduado em Direito e Processo Penal (FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PALMAS).
Pós-Graduado em Direitos Humanos e Ressocialização (FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA).
Pós-Graduado em Políticas e Gestão em Segurança Pública (FACULDADE EDUCAMAIS).
Pós-Graduando em Ethical Hacking e Cybersecurity (FACULDADE VINCIT) – em andamento.