Arte em Partes
Durante a pandemia foi criado o projeto Des_romaria, que visava ser um tributo as Festas de Romaria de Nossa Senhora da Agonia, mais particularmente a sua não realização, e a violência que isso representava para as gentes de Viana, o projecto consistia em convidar artista para criar peças de homenagem a nossa Romaria em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
During the pandemic, the Des_romaria project was created, which aimed to be a tribute to the Festas de Romaria de Nossa Senhora da Agonia, more particularly its non-realization, and the violence that this represented for the people of Viana. The project consisted of inviting an artist to create pieces of homage to our Pilgrimage in collaboration with the Municipality of Viana do Castelo.
No fim do projecto, sempre quis que tivesse continuação e pensei como ele podia se prolongar, depois de ver uma obra do Tó Lira durante um fim-de-semana, apareceu logo a ideia, desenhei as peças e convidei o Marco para fazer parte do Arte em partes, que na altura ainda não tinha nome.
Apresentei a ideia a Câmara municipal de Viana do Castelo, ao Dr. Vitorino ao Dr. Nobre e o feedback foi muito positivo... Tínhamos um novo projecto. A próxima etapa foi encontrar os locais para a colocação das peças e fui falar com o Sr. Padre Vasco Gonçalves para termos a autorização da peça da Nossa Senhora da Agonia e com O Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia o Eng. Mário Guimarães, ficaram entusiasmados como o que lhes apresentei, assim nasceu o Arte em Partes e a continuação do projecto Des_romaria, que se tudo correr bem vai dar inicio a um mapa de arte urbana em Viana do Castelo, obrigado a todas entidades que sem eles o projeto não tinha nascido.
Projeto de arte urbana Arte em Partes, resulta da junção da Arte Urbana com a tradição da azulejaria. Pretendemos uma abordagem moderna a uma arte Portuguesa de grande projeção, nacional e internacional, vamos criar 5 peça com uma média de 2 mts de altura, criadas com o aproveitamento de vários tipo de azulejos, numa mistura de reciclagem e re-utilização e criação de novos objetos, no âmbito da continuação do projeto Artístico Des_romaria de homenagem as nossas tradições e Romarias, projeto desenvolvido e criado pelo designer gráfico Ricardo Ferreira da Associação Artmatriz (https://www.instagram.com/ricardomiguelferreira/) e o artísta plástico Tó Lira e com todo o Apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Urban art project Arte em Partes, results from the combination of Urban Art with the tile-making tradition. We intend a modern approach to a Portuguese art of great projection, nationally and internationally, we are going to create 5 pieces with an average of 2 meters in height, created with the use of several types of tiles, in a mixture of recycling and reuse and creation of new objects, as part of the continuation of the Des_romaria Artistic project in homage to our traditions and Pilgrimages, a project developed and created by graphic designer Ricardo Ferreira from Associação Artmatriz (https://www.instagram.com/ricardomiguelferreira/) and the plastic artist Tó Lira and with all the support of the City Council of Viana do Castelo.
R&F | Ricardo Ferreira | Alquimista Digital, nascido em Lisboa e a viver em Viana do Castelo, trabalha para o mundo (às vezes fisicamente, todos os dias informaticamente). Trabalha como designer para a indústria da Moda e como designer gráfico freelancer. Na alquimia digital procura, com a junção de vários elementos artísticos - a fotografia, o desenho, a pintura e elementos digitais - transformar esses elementos básicos ou incompletos num resultado que acaba por ser mais do que a soma das partes. Vencedor do Concurso internacional de Cartazes para a Romaria de Nossa Senhora da Agonia em Viana do Castelo em 2021. Presidente de uma Associação Cultural, a ArtMatriz, que tem como principais valências a Arte (organizando exposições como o mostrART) projetos culturais e a promoção do jogos de tabuleiro modernos (organizando encontros regulares e convenções como o Viana Joga forte e a VianaCon).
Tó Lira, Nascido em Monção (Portugal), cedo despontou nele a aptitude pelo desenho e a pintura. A sua primeira grande influência foi o avô materno, também ele pintor, que lhe inoculou o veneno da arte e um modo particular de ver o mundo.Artista multidisciplinar, cria murais de grande tamanho e executa outros trabalhos com a técnica do trencadís. Após um período a viver no estrangeiro regressou ao Alto Minho, onde reside actualmente."
mais informações: ferreiranet@msn.com | Ajudem-nos a Partilhar este projeto e a chegar mais longe: #vianadocastelo #design #ricardomiguelferreira #arte #urbanart #romariasenhoradaagonia #artmatriz #camaramunicipalvianacastelo #to_lira #tile