Expedição da Cidadania 2025

A Expedição da Cidadania, ao longo de seus 15 anos de trajetória, consolidou-se como uma marca da Magistratura Federal brasileira, levando inclusão, diálogo e justiça a comunidades que mais necessitam da presença do Estado.

Diante da celebração dos 15 anos do projeto, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) realizou, em 2025, a 8ª edição da iniciativa na capital paraense, Belém (PA).

Neste ano, as atividades ocorreram entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, contemplando também o município de Breves, na Ilha do Marajó (PA), com uma programação que incluiu ações sociais, mutirão de audiências, palestras e visitas institucionais.

A 15ª edição contou com o apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), da Seção Judiciária do Pará (SJPA), da Multiplan e do Grupo Açotubo.

Mutirão de atendimentos. Em apenas dois dias, foram julgados 340 processos e proferidas 340 decisões, um resultado possível graças ao empenho das(os) magistradas(os) e das(os) servidoras(es) que participaram da 8ª Expedição da Cidadania.
Casa da Sopa. Reconhecida como uma das principais entidades filantrópicas de Belém (PA), a instituição recebeu a visita de magistradas(os) federais e voluntárias(os), que prepararam e distribuíram sopas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao todo, foram servidas refeições a 118 pessoas e realizados 18 atendimentos relacionados ao INSS.
Projeto de Extensão Mibarayó. Desenvolvido pelo IFPA (Campus Breves), o projeto tem como missão diagnosticar a situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes no Marajó e promover a equidade racial e a valorização da cultura local por meio de práticas esportivas.