II Anatomical Dissection of Hernia Surgery
O curso “The Lab – Cadaver Lab: Anatomical Dissection of Hernia Surgery” é um programa intensivo de dois dias, voltado para 12 cirurgiões interessados no aperfeiçoamento das técnicas de cirurgia da parede abdominal. Baseia-se inteiramente na anatomia cirúrgica dos procedimentos da parede abdominal, aliando aulas teóricas direcionadas a esses fundamentos a prática hands‑on em cadáveres frescos no M.A.R.C. Institute São Paulo, e proporciona uma imersão completa — da compreensão anatômica ao aperfeiçoamento dos detalhes técnicos (tips & tricks).
27 e 28 de setembro 2025
Anatomical Dissection of Hernia Surgery 2024
Em dezembro de 2024 recebemos 10 cirurgiões para dois dias de imersão total na anatomia da parede abdominal. À época, as aulas teóricas, a prática em cadáveres frescos e a atmosfera de intenso networking renderam avaliações entusiasmadas: os participantes destacaram a clareza didática, o acesso a dicas técnicas valiosas e a oportunidade de trocar experiências de forma próxima com o corpo docente.
Networking
O ambiente hands-on, as discussões animadas à beira da mesa anatômica e os intervalos de convivência que fortaleceram laços profissionais. Inspirados pelo sucesso inicial, refinamos ainda mais o programa: mantivemos turmas reduzidas, ajustamos o conteúdo às necessidades dos cirurgiões e ampliamos o foco em tips & tricks que fazem diferença no resultado operatório.
Conteúdo Programado
- Revisar a anatomia aplicada da parede abdominal e região inguinal.
- Estudar a anatomia aplicada ao exame de tomografia da parede abdominal, correlacionando achados radiológicos com pontos‑chave cirúrgicos.
- Treinar, em cadáver fresco, os passos críticos das técnicas: Lichtenstein, TAPP, Rives–Stoppa, Separação anterior de componentes, Separação posterior de componentes (TAR).
- Estimular troca de experiências entre participantes e corpo docente, fomentando networking científico.
- Possibilidade de Preceptoria para os alunos
Leandro Totti Cavazzola, MD, PhD
Professor Adjunto de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e chefe da Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Mais de 170 publicações científicas e >2 700 citações. Referência latino‑americana em cirurgia de hérnia e laparoscopia avançada, membro ativo de sociedades internacionais. Ex‑Presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH).
Paulo H. Fogaça de Barros, MD
Cirurgião Geral e do Aparelho Digestivo especializado em cirurgia da parede abdominal e reparo de hérnias. Sócio/Fundador da HerniaClinic e Médico dos Hospitais Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Israelita Albert Einstein. Diretor Executivo da Sociedade Brasileira de Hérnia.