Aqui - língua, mão, pedra, plástico, água, verde, ficção, chama, força, mistério, tempo, sonho, corpo, sino, vagalume - tudo dançava.
Força Estranha evoca as ficções e mistérios da dança para mover corpo, espaço, luz, som, objetos e tudo aquilo que não sabemos nomear. Aprofunda a pesquisa sobre o espaço como matéria coreográfica que atravessa sensações, afetos e imaginação. Persegue o movimento de forma dinâmica e vigorosa através de um corpo implicado na produção e manutenção de uma força estranha que faz tudo dançar.
Depois de 10 anos da estréia do dueto Intérprete em Crise, Clarice Lima e Aline Bonamin voltam em cena nesse novo dueto que radicaliza a noção de empatia cinestésica para a criação de um lugar utópico que faz alianças com tempos e matérias, celebrando a própria dança enquanto ritual e produção de vitalidade.
Força Estranha foi premiada pela XI edição do Prêmio Denilton Gomes - Criação em Dança e foi realizada com apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.
Sobre o grupo
FUTURA movimenta a pesquisa, criação, produção e difusão em dança da coreógrafa Clarice Lima (CE/SP). Um contexto, uma plataforma, um grupo, um nome que imagina o quê, quando, onde ou como virá, aproximando artistas e juntando pessoas. Transita entre a dança, performance e artes visuais, entre o público infantil e adulto. Futura é tudo que é presente e ainda não vemos.
Coreógrafa, diretora, professora e bailarina, Clarice vive e trabalha em São Paulo onde desenvolve parcerias e estratégias criativas para produzir seus trabalhos de forma continuada. Sua formação inclui o Colégio de Dança do Ceará (2002-2008), Folkwang Hochschule (2002 – 2003), graduação no departamento de dança moderna (MTD) da Amsterdam School of Arts (2003 – 2008), o intensivo 50 Days Flying Low e Passing Through Costa Rica com David Zambrano (2010) e a residência artística Lote com Cristian Duarte (2011-2018). Seus trabalhos transitam entre as linguagens da dança, performance e artes visuais, entre o público infantil e adulto, os quais podemos citar Força Estranha (2023), Bosque (2022), Bichos Soltos (2019), Supernada (2018) e Intérpretes em Crise (2013).
Sua trajetória é marcada por uma produção artística intensa, tendo sido contemplada por diversos prêmios e editais, participado dos principais festivais de dança contemporânea do Brasil e apresentado em países como Bélgica, Chile, Eslovênia, Espanha, Grécia, Inglaterra, Lituânia, Portugal, República Checa, Suécia e Uruguai. Se interessa em juntar pessoas através de práticas artísticas, imaginando contextos de criação, produção e difusão em dança nas cidades de São Paulo e de Fortaleza, além de realizar sistematicamente oficinas, laboratórios e residências de dança, alinhando suas práticas artísticas com suas práticas artístico-pedagógicos.
Desde 2013 atua em parceria com a artista Aline Bonamin e a cada projeto, outras artistas e técnicas profissionais são convidados a participar, formando uma rede de colaboradores de acordo com a especificidade de cada projeto.
Créditos
Criação e dança Aline Bonamin e Clarice Lima
Direção e coreografia Clarice Lima
Assistente de direção e coreografia Aline Bonamin
Criação de trilha sonora Carla Boregas
Criação e programação de luz Dimitri Lima
Desenho de luz Clarice Lima, Dimitri Lima, Rafael Petri e Leonardo Sousa
Operação de luz Leonardo Sousa
Coordenação técnica e consultoria de cenário Tiago Guimarães
Consultoria de figurino Lia Damasceno
Registro em foto e vídeo Patrícia Araujo/ Aterro Produções
Produção Futura e Rafael Petri/ Movicena
Assistente de produção Marina Nogueira
Colaboradoras/es Amanda Dias, Galciane Neves, i gonçalves, Karen Marçal, Karlla Girotto, Marcela Costa, Patrícia Árabe, Patrícia Araujo e Tarina Quelho
Apoio Casa do Povo, Publica e Risotropical
Duração 40min
Classificação não restritiva 12 anos
"Esse projeto foi realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura"
Vídeo
Downloads
Críticas
Agenda
2025
8 Maio Festival Kontornu/ Bienal Internacional de Dança do Ceará, Praia Cabo Verde
13 Maio Belmonte/ Bienal Internacional de Dança do Ceará, Belmonte Portugal
24 Outubro XV / Bienal Internacional de Dança do Ceará, Fortaleza CE
2024
09 – 12 Maio Sesc Avenida Paulista, SP
22 & 23 Agosto Sesc 24 de Maio, SP
12 Setembro Festival Gurias Curitiba, PR
26 Outubro Sesc Santos, SP
06 DezembroFestival Trisca Teresina, PI
2023
24, 25 & 26 Fevereiro Teatro Alfredo Mesquita SP
02, 03, 04 e 05 Março Teatro Paulo Eiró SP
10, 11 e 12 Março Teatro Cacilda Becker SP
Contato
Clarice Lima infoclaricelima@gmail.com
Rafael Petri rafapetri@gmail.com