A gestão eficaz de riscos depende da colaboração entre diferentes atores, garantindo que ameaças sejam identificadas, avaliadas e tratadas de forma adequada. Ao compreender o papel de cada envolvido no processo, fortalecemos a cultura organizacional de prevenção e mitigação de riscos. Abaixo, exploramos as responsabilidades específicas de cada agente no gerenciamento de risco:
Conselho de Administração
• Implementar e supervisionar os sistemas de gestão de riscos e de controle interno estabelecidos para a prevenção e mitigação dos principais riscos a que está exposta a Prodemge, inclusive os riscos relacionados à integridade das informações contábeis e financeiras e os relacionados à ocorrência de corrupção e fraude, nos termos do Estatuto Social da Companhia.
Diretoria Executiva
• São responsabilidades da Diretoria Executiva relacionadas a esta política, nos termos do Estatuto Social da Companhia:
o Supervisionar o mapeamento e avaliação dos riscos que podem comprometer a realização dos objetivos estratégicos e a prestação de serviços de interesse público, reportando ao Conselho de Administração níveis de exposição a riscos as quais a Prodemge está sujeita;
o Promover práticas e estabelecer princípios de conduta e padrões de comportamento a serem seguidos pelos empregados da Companhia, visando a assegurar a efetividade dos sistemas de gestão de riscos, de integridade e de controles internos implementados.
• Estabelecer e implementar estruturas adequadas para a gestão de riscos e controles internos em consonância com as diretrizes do Conselho de Administração.
Comitê de Auditoria Estatutário
• Supervisionar as atividades desenvolvidas nas áreas de Auditoria Interna e de Controle Interno, avaliar e monitorar exposições de risco da Companhia e monitorar a qualidade e a integridade dos mecanismos de controle interno e das informações e medições divulgadas.
• Outras atribuições que lhe forem conferidas pela legislação e demais normas aplicáveis, Conselho de Administração, ou pelo Estatuto Social da Prodemge.
Auditoria Interna
• São responsabilidades da Auditoria Interna relacionadas a esta política, nos termos do Estatuto Social da Companhia:
o Aferir a adequação do controle interno, a efetividade do gerenciamento dos riscos e dos processos de governança e a confiabilidade do processo de coleta, mensuração, classificação, acumulação, registro e divulgação de eventos e transações, visando ao preparo de demonstrações financeiras.
• Assessorar o Conselho de Administração na supervisão da gestão de riscos e controles internos.
Área de Gestão de Riscos e Controles Internos
• Estabelecer e implementar metodologias, manuais, normas e procedimentos relativos à gestão de riscos e controles internos e orientar sobre a adoção e implementação desta política.
• Acompanhar continuamente o desempenho do gerenciamento de riscos, promovendo ações relacionadas, sempre que necessário.
• Fomentar o desenvolvimento da gestão de riscos nas unidades organizacionais da Prodemge e apoiar o monitoramento dos controles implementados.
• Colaborar com o fortalecimento da cultura e da valorização da gestão de riscos, estimulando a mudança e melhorando os processos.
• Capacitar, no mínimo anualmente, os administradores sobre esta Política.
Gestores da Prodemge
• Manter controles internos eficazes, conduzindo procedimentos de respostas aos riscos, e propor, quando necessário, ações corretivas para resolver deficiências em processos e controles.
• Elaborar planos de tratamento aos riscos e gerenciar suas ações, avaliando periodicamente os resultados.
• Monitorar os processos sob sua responsabilidade, de modo a garantir que as respostas adotadas aos riscos estejam em conformidade ao modelo de gestão de riscos estabelecido por esta política.
• Implementar ações corretivas para resolver deficiências em processos e controles.
• Gerenciar os riscos dos processos de acordo com esta política e normas correlacionadas, disponibilizando os recursos necessários para a implantação do modelo da gestão de riscos estabelecido pela Companhia.
• Promover continuamente as práticas de gestão de riscos e controles internos junto à sua equipe, sensibilizando sobre sua importância.
Empregados
• Manter a eficácia dos controles e conduzir procedimentos de gestão de riscos e controles internos na execução de seus processos, projetos ou atividades é responsabilidade de todos os empregados.
Alerta: as responsabilidades individuais de cada agente fazem parte de um ciclo contínuo, que depende da cooperação de todos para a construção de um ambiente mais eficaz na identificação de ameaças e no fortalecimento de oportunidades.
Tem dúvida? Envie para a Assessoria de Governança Corporativa (AGC) por meio do e mail riscoscorporativos@prodemge.gov.br