Loading

Liga do Bem unida e focada em prol da solidariedade e da inclusão

Traços, cores, formas e beleza. Estas são algumas das palavras que norteiam o imaginário de uma pessoa ao se maquiar. Muito além de um hábito em prol da vaidade, a maquiagem também pode resgatar e devolver a autoestima daquele que a utiliza. Para quem tem perda parcial ou até total da visão, esse universo pode parecer inalcançável, mas não é. Muito pelo contrário, é totalmente possível ter autonomia para utilizar diversos tipos de cosméticos. Uma oficina, promovida pela Liga do Bem, em maio, mostrou isto para 14 alunas com deficiência visual.

A iniciativa, realizada em parceria com o salão Hair Brasília And Beauty e com o projeto Beleza Que Se Vê, teve início a partir de uma ideia da maquiadora e esteticista Andrea Andrade. Ela conta que o desejo de atuar diretamente com esse público surgiu há uma década, justamente quando passava por um momento de reflexão sobre seu futuro profissional.

— Estava repensando essa importância social do trabalho de maquiadora. Pensando, inclusive, em desistir. Foi uma mulher, deficiente visual, que me encontrou em uma rede social e perguntou ‘você poderia me maquiar?, só que sou deficiente visual’. Então, meu primeiro contato com elas foi entender o que elas precisavam — disse.

Durante a oficina, Andrea ensinou técnicas e transmitiu dicas para as participantes. De acordo com a profissional, muito mais do que se sentirem embelezadas após a experiência, as alunas se sentem empoderadas e com autonomia: "No final disso tudo, elas se acham mais bonitas e menos dependentes de um terceiro".

O treinamento foi ofertado para alunas assistidas pelo Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV), na 912 Sul. Na ocasião, a orientadora educacional do espaço, Silvana Hellen, falou sobre o trabalho desenvolvido na organização.

— A nossa escola é pública e atende alunos com deficiência visual, tanto total quanto baixa visão. Recebemos desde alunos bebês a adultos. Temos, em média, 420 alunos. Como orientadora da escola, achei a proposta da oficina muito interessante, pois empodera e aumenta a autoestima das meninas — afirmou.

Sobre a ação, a coordenadora da Liga, Patrícia Seixas, falou sobre a alegria de mostrar um outro lado da Casa: “Hoje, a Liga é um grande grupo de voluntariado formado por colaboradores e por pessoas de toda a comunidade".

No vídeo a seguir, Gabriela Vargas, que perdeu parte da visão há dois anos, fala sobre suas preferências.

Já a auxiliar de enfermagem Larissa Pamela compartilhou como a deficiência visual chegou em sua vida.

No mesmo mês, também foi realizada uma oficina de automaquiagem para as mães das alunas do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais e para colaboradoras terceirizadas do Senado. A parceria, novamente, foi com o Hair Brasília And Beauty e a condução da aula ficou a cargo da profissional Yara Prado. O treinamento contou com a participação de 17 alunas.

Outro destaque do último quadrimestre foi a campanha de Páscoa voltada a pessoas com deficiência. Foram arrecadadas mais de 800 caixas de chocolates que foram doadas para as seguintes instituições:

  • Associação Pestalozzi de Brasília;
  • Escola Bilíngue de Taguatinga;
  • Instituto Nossa Missão;
  • Projeto Educamo;
  • Abrigo de Crianças Nosso Lar;
  • Escola Classe Cariru;
  • Batuíra;
  • Escola Classe Rajadinha;
  • Instituto Embalando Sonhos;
  • Acobraz e Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Também foram beneficiadas com os itens algumas famílias assistidas pela Liga e alguns funcionários terceirizados da Casa.

-

Aquecendo o frio – Também movimentou o período dos últimos quatro meses a Campanha do Agasalho, que este ano arrecadou mais de mil itens. Ao todo, foram distribuídos 411 mantas e cobertores, 203 mantas térmicas, 313 roupas e 188 acessórios de frio. Para viabilizar a ação, foram espalhados postos de coleta em diversos pontos da Casa.

Alimentos para os que mais precisam - Como de costume, o "exército do Bem" não deixou de fora o cuidado com as famílias assistidas pela Liga. Quase quatro toneladas de alimentos beneficiaram assistidos pelos projetos Cesta do Bem, Empoderamento, Liguinha do Bem e Lar de idosos Casa de Jacó.

Confira a galeria de fotos de iniciativas promovidas pela Liga do Bem: