Em todo o mundo, 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Uma data histórica que marca a luta contra a opressão em decorrência da orientação sexual e da identidade de gênero. Atento a importância de criar espaços cada vez mais igualitários e livres do preconceito, o Senado Federal preparou uma programação especial durante todo o mês, com ações voltadas para o público interno e externo.
Uma destas ações foi o lançamento, na Biblioteca do Senado, do Guia de inclusão e diversidade LGBTQIA+. Durante a cerimônia de lançamento, colaboradores, autoridades e convidados especiais destacaram a simbologia do momento e elogiaram o esforço da Casa ao trabalhar questões tão importantes como a inclusão e a diversidade. Para ter acesso a versão digital da publicação, clique aqui.
Na ocasião, a diretora-geral, Ilana Trombka, comentou sobre a alegria de lançar o material e sobre o propósito de construir um Senado que todos tenham orgulho de fazer parte. Segundo ela, o lançamento do guia é mais um passo no caminho em prol deste objetivo.
Thomas Cortês, responsável pelo projeto gráfico da publicação, falou sobre o impacto positivo da concretização do projeto não apenas em sua trajetória profissional, mas também no âmbito pessoal. Com 13 anos de Casa, o designer já assinou inúmeras identidades e projetos, acredita que o guia veio para fazer história.
— Estou mais feliz ainda por se tratar da comunidade da qual faço parte e por ser o responsável por esse Guia de inclusão e diversidade. Durante todo o processo de produção, tive total liberdade para criar e trazer um material leve, moderno, cheio de cores e gravuras, desenvolvido com a técnica de colagem digital, cuja principal base de criação foi a diversidade de estilos, que unidos formam algo único e harmônico e, principalmente, repleto de informações — disse.
No vídeo abaixo, o servidor agradece aos colegas que fizeram parte do processo de elaboração do material.
Impossibilitado de comparecer ao evento, senador abiano Contarato (PT-ES) fez questão de enviar uma mensagem ao público presente. Nela, o parlamentar exaltou a importância do respeito, conforme mostra o trecho a seguir:
— Somos os seus médicos, advogados, políticos [...]. Nós cuidamos de vocês, amamos vocês. Nos deixem viver com dignidade — afirmou.
Presente no evento, a cantora brasiliense Flor Furacão compartilhou, além de seu talento, um pouco de sua história de vida, marcada por desafios e por lutas contra o preconceitos.
Também participaram a gestora da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Simmy Larrat, o ativista social Pedro Matias, voluntário da ONG Casa Rosa, e a assistente social Mirela Martins Oliveira.
Entre as demais atividades realizadas em junho estão a arrecadação de roupas e alimentos para assistidos pela Casa Rosa, entidade voltada ao acolhimento e reinserção de pessoas da comunidade LGBTQIA+, e a realização de oficinas temáticas sobre promoção da saúde e diversidade. Algumas das ações contaram com a parceria da Liga do Bem, grupo de voluntários do Senado.
Confira algumas fotos da cerimônia de lançamento do material: