Como tornar as pessoas engajadas? Como gerar motivação no serviço público? Tentando responder estas e outras perguntas, a presidente da ENAP (Escola Nacional da Administração Pública), Betânia Lemos, foi a palestrante de um evento promovido pela Diretoria-Geral no auditório do Interlegis em maio, intitulado “Formação Continuada e Carreira no Serviço Público”. Ela iniciou sua apresentação lembrando uma frase de Albert Einstein, para explicar o momento atual no mundo do trabalho, e porque nem todas as questões ainda possuem uma solução dos especialistas.
Betânia apontou uma aceleração contínua dos processos de trabalho que estão mudando a realidade do mundo corporativo. Segundo ela, não é mais possível dividir a vida entre período de formação e carreira profissional:
— As instituições são muito diferentes do que eram 20 anos atrás. Essa mudança faz com que este modelo antigo de se formar, trabalhar e aposentar, não exista mais.
Uma das razões disso seria o crescimento exponencial da tecnologia. Outra característica do mundo do trabalho, destacada por Betânia, é a imprevisibilidade.
— Cinco anos atrás não imaginávamos que estaríamos trabalhando com os dados em “nuvem”. Antes traçávamos uma trajetória de vida. Com este desenvolvimento tecnológico e a mudança cultural que isto acarreta, o mundo ficou imprevisível. Chegamos a lugares que nunca imaginaríamos. Isto gera muita ansiedade, muitos transtornos.
Veja abaixo a íntegra do evento.
Frente a este cenário, o único “antídoto” sugerido pela palestrante é a educação continuada. Segundo ela, somente este tipo de preparação pode nos ajudar a lidar como o chamado mundo “VUCA”, previsto por intelectuais que se dedicam a projetar realidades futuras.
A diretora geral do Senado, Ilana Trombka, que fez a abertura do evento, pontuou a importância da melhoria continuada no serviço público.
— O treinamento, a capacitação e o aperfeiçoamento tem que ser valores constantes na carreira de todos e todas. Nós servidores temos que estar suficientemente formados e informados para atender as demandas de uma sociedade com a qual temos um compromisso fundamental.